• facebook-square
  • Twitter Square
  • LinkedIn Black Square

2014 ©  Quarter Assessoria Empresarial. Todos os Direitos Reservados. Customização do site efetuado por PMIT Soluções em Tecnologia da Informação Ltda.

LEARNING BY DOING

February 12, 2014

Marcela Luz (*)

 

 

Com certeza, grande parte do que você é e sabe fazer hoje, você aprendeu sozinho. Você se lembra de alguém lhe entregando algum manual, mesmo que ilustrativo de como aprender a andar? E de como aprender a brincar do seu jeito com o seu brinquedo favorito?


Muitas vezes você vê um bebezinho tentando ficar em pé, se desequilibrando e, quando vai tentar ajudá-lo, ouve o pai dizendo “deixa, deixa, deixa”... e você deixa, e o bebezinho cai sentado, mas logo se levanta e tenta andar novamente... Este bebezinho, incentivado pelo pai, está “aprendendo fazendo” a andar, a única forma de se aprender a andar... andando.


Outro acontecimento, que você deve se lembrar muito bem: quando você aprendeu a dirigir, você leu um livro, assistiu um filme, ou teve alguém, mesmo que um instrutor, muito paciente, que sentou ao seu lado e que lhe orientou e lhe acompanhou enquanto você aprendia fazendo? Com certeza, mesmo que por alguns instantes, a terceira opção.


E assim, quase tudo acontece na nossa vida: aprendemos a ser esposas e maridos enquanto somos esposas e maridos, aprendemos a lidar com o medo enquanto temos medo, aprendemos a cuidar de pais idosos enquanto cuidamos de pais idosos, aprendemos a liderar enquanto lideramos, aprendemos a fazer cada vez melhor o nosso trabalho enquanto o fazemos.


Aprendemos enquanto fazemos o tempo todo, no entanto, não percebemos que isto está acontecendo. Caminhamos pela vida pensando em como nós devemos saber, projetando que outras pessoas saibam e nos sentindo estressados quando não sabemos.


Por que isto acontece? 


Por que o nosso modelo mental foi preparado para:


Passo 1. Aprender.
Passo 2. Ganhar o domínio.
Passo 3. Executar!


Mas a realidade parece mais um ciclo de feedback, onde não saber, fazer e aprender acontece em centenas de rápidas sucessões por dia.


Pensando nesta preciosa habilidade que o ser humano possui em “aprender fazendo”, muito se tem estudado para explorar cada vez mais esta incrível capacidade, o Learning by Doing.

 

 

(*) Marcela Luz é publicitária com pós graduação em Gestão de Pessoas e especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV. Atualmente está à frente da Perfil+ como sua principal executiva.

 

 

Please reload

Destaque

Mudança

February 7, 2014

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 12, 2014

February 12, 2014

Please reload

Tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon